domingo, 24 de maio de 2009

Antes que seja tarde

Desde os tempos do saudoso César do Nascimento que a Formação leonina tem um velho sonho: a equipa principal ser um projecção da Formação, com um mesmo modelo de jogo para todas as equipas, seguindo o exemplo do Ajax, hoje em claro declínio.
Várias foram as tentativas, mas nunca a prática teve correspondência.
Um mesmo modelo de jogo para todas as equipas, da Formação à equipa principal.
Sem menosprezo por José Lima e pelo seu excelente trabalho, creio estarem de novo abertas as portas que podem finalmente conduzir o sonho à realidade.
Após o seu último jogo pelo Belenenses, Rui Jorge afirmou que não se sente tentado pelo futebol profissional e que o seu verdadeiro lugar é na Formação.
O modelo de jogo preferido por Rui Jorge é o losango, tal como o é para Paulo Bento, pelo que da junção dos dois (de quem espero imenso, tal como de Leonel Pontes) é possível mecanizar as equipas de Juniores e principal no mesmo modelo de jogo.
Para quem acompanha o futebol e conhece Rui Jorge, tal como aconteceu com Paulo Bento, também ele já prometia imenso como futuro treinador, sendo também claro para todos algum desencanto com o futebol profissional. Na verdade, o seu destino era mesmo a Formação, até pela forma como acolhia e aconselhava os jovens que treinavam com a equipa senior do Sporting, ou a forma como incentivava e estimulava os jovens seus colegas de equipa.
Da candidatura de Paulo Pereira Cristóvão já sabemos que não conta com Paulo Bento e, Paulo Bento com ele não alinha, o que não se estranha quando se é tratado como um mero funcionário, ficando nós sem saber se Manuel Fernandes, Carlos Xavier e Mário Jorge iriam ser coisa diferente de funcionários.
Aliás, dessa candidatura fiquei esclarecido após um episódio sobre uma pergunta que lhe fiz e que decidiram publicar no site da candidatura, sob o título "Uma Sessão Esclarecedora". O resto fica para mais tarde.
Resta pois a candidatura de José Eduardo Bettencourt. Tendo em conta a política desportiva já enunciada e a aposta no treinador Paulo Bento, fará todo o sentido apostar também em Rui Jorge.
Falo de competência e profissionalismo, não falo de sportinguismo, pois para conduzir as minhas equipas quero pessoas competentes e profissionais, não é condição que sejam sportinguistas. Se puderem ser, melhor, mas se há gente mais competente e profissional, a cor da sua opção não me incomoda. Eu quero é o melhor para o Sporting.
Convido pois José Eduardo Bettencourt e a sua equipa a pensar nesta opção, antes que seja tarde e outros vejam em Rui Jorge aquilo que há muito se antevia.
Daqui a uns tempos se saberá se tive razão ou não neste meu post.
Saudações leoninas

quinta-feira, 21 de maio de 2009

lyoncorner: Males que vêm por bem

lyoncorner: Males que vêm por bem

Males que vêm por bem

A espada do CD desceu sobre o capitão João Moutinho, por este ter afirmado algo que todos vimos, que voltamos a ver neste último jogo com o Marítimo, e que só não viu quem não quiz ver: o árbitro não ia mostrar-me o cartão, mas olhou para mim, viu que era eu e mostrou o amarelo", numa falta que todos disseram ter sido uma banal falta a meio-campo.
Ficamos sem saber qual a pena aplicada a tão diligente criatura, famosa desde o célebre episódio de Coimbra, com uma Comissária da PSP.
Ou seja, para além do castigo que o cartão implicou, João Moutinho é ainda castigado por denunciar o que todos vimos, como quem o manda calar no futuro.
De juízes, estes artistas nada têm, pois na nobre função de magistrado judicial, estes estão sujeitos a permanentes inspecções e penalizações se não cumprirem cabalmente as suas funções, não lhes valendo invocar que errar é humano.
Curiosamente, as penalizações vindas da Madeira e esta de Moutinho, mais as lesões que atacaram o plantel, vão permitir a entrada em cena de alguns jovens, os quais vão ter a possibilidade de saborear uma estreia que não contavam tão cedo, na primeira equipa leonina.
Para cúmulo, aqueles que estão já na rampa de lançamento para a próxima época, também estão afastados por exigências da Selecção.
Saibam os sócios apoiá-los e estimulá-los, em vez de assobiaram ao mínimo erro, e estou certo poderão usufruir no futuro do seu valor.
Confesso que estou com uma enorme ansiedade (eles então nem se fala) para os ver evoluir e vencerem a natural vergonha e timidez de quem de repente se vê observado por uma multidão.
Não vai ser fácil, mas os adeptos têm que ser capazes de esquecer eleições e tristezas, para festejar com alegria as suas estreias, apadrinhando-os.
Cedric pode lutar no futuro com João Gonçalves pelo lugar de defesa direito. Diogo Amado, que para o ano ainda é júnior, é mais um médio defensivo de grande qualidade. Renato Neto, está à espera de explodir e soltar o talento que se antevê, manifestando uma dinâmica que vai por certo agradar os sócios. Finalmente Rabiu, vai ter um palco à sua altura, onde a experiência que já acumula ao nível das selecções o pode ajudar a dar o passo que falta, dando a criatividade que faltou esta época à equipa.
Vamos todos a Alvalade apoiar os jovens leões.
Até eu sou capaz de quebrar por uma vez. a promessa feita de não voltar a Alvalade.
Até lá então.