sábado, 2 de fevereiro de 2008

Carlos Freitas

Os sócios e adeptos leoninos são de facto sui generis. Acredito que o peso das não vitórias (que não é o mesmo que derrotas) tenha forte contributo, mas a verdade é que parecem beber como sumo verdade tudo o que vem da imprensa, com a agravante de potenciar os casos.
Bastou a imprensa começar a falar de Carlos Freitas e dos jogadores contratados pelo Sporting, para irem todos na torrente, sem parar um pouco para pensar.
Vejam só as contratações para a Época 2007/08:
SLB - Butt (que pouco ou nada joga e quando o faz lembrar os calafrios sofridos com Moretto, outra grande contratação, lembram-se?); Luís Filipe (que no Sporting dizia que jogava a DD contrariado, mas parece que perdeu a língua pelo caminho, e faz os lamps terem saudades de Nelson, calculem); Edcarlos (raramente joga); Zoro (já teve guia de marcha); Bergessio (ninguém o quiz na abertura de mercado, nem no seu próprio país); Andres Diaz (já foi com guia de marcha); Fábio Coentrão (o tal que fez os sportinguistas criticar a política leonina, mas que já lá não mora, emprestado ao Nacional); Freddy Adu (só serve para entrar nos últimos minutos como talismã); Di Maria (já esteve com a guia de marcha feita, mas dali também não se vê muito); Cristiano Rodriguez (é o que dá mais nas vistas); Maxi Pereira (contratado como médio avançado, antigo interior direito, mas até a defesa direito joga); Óscar Cardozo (tem tido falhanços mais incríveis que Purovic).
FCP - Lino (nem convocado é); Fernando (está no Estrela Amadora); Edgar (emprestado) à Académica); Luís Aguiar (emprestado ao Estrela e agora à Académica); Bolatti (joga quando o rei faz anos); Kazmierczak (já teve guia de marcha); Steppanov (nas poucas vezes que jogou, esteve sempre ligado aos desaires); Mariano Gonzalez (é raro jogar); Farias (por força da ausência de Tarik teve agora oportunidade de jogar); Leandro Lima (emprestado à Académica).
SPORTING - Stojkovic (até à sua rendição por Rui Patrício, para a imprensa não era certa a sua categoria. Agora já é indiscutivelmente um grande guarda-redes. Curioso...); Pedro Silva (do que vi nos tempos da Académica é um bom defesa. Por infelicidade de uma lesão ainda não teve oportunidade de confirmar o seu valor); Gladstone (para a imprensa não é jogador para o Sporting, porque é muito fraco. Só serve para a Selecção do Brasil, coisa pouca...); Marian Had (tem jogado pouco); Izmailov (lesionado por diversas vezes, é claramente um valor acrescido); Vukcevic (ainda à procura do seu lugar ideal na equipa, é o novo menino bonito, apresentado como digno sucessor de Sá Pinto); Derlei (mais uma vítima de prolongada lesão, até aí tinha já mostrado que podia fazer furor com Liedson); Celsinho (parado há longo tempo precisava de tempo. Surge agora, integrado de forma lenta por Paulo Bento); Purovic (mais vítima das lesões de Djaló e Derlei, do que das suas insuficiências. Obrigado a fazer um papel que não é o dele, é crucificado na praça pública sem os grandes intelectuais da bola terem isso em conta).
Agora, olhem bem para este panorama e digam lá se Carlos Freitas não tem razão para parafrasear Scollari: "e o burro sou eu?"
Já viram algum escrito na imprensa sobre as grandes contratações do Porto e do Benfica? Porque só as do Sporting foram feitas por catálogo e por vídeo?
Há aqui qualquer coisa que não bate certo, e o pior é que os sportinguistas foram todos atrás, sem verem que o rei vai nu.
Convinha destabilizar? Só há um forte (como dizem existir no Porto) quando fechamos o forte às investidas dos outros. E nós temos a casa demasiado aberta.

Sem comentários: