domingo, 24 de maio de 2009

Antes que seja tarde

Desde os tempos do saudoso César do Nascimento que a Formação leonina tem um velho sonho: a equipa principal ser um projecção da Formação, com um mesmo modelo de jogo para todas as equipas, seguindo o exemplo do Ajax, hoje em claro declínio.
Várias foram as tentativas, mas nunca a prática teve correspondência.
Um mesmo modelo de jogo para todas as equipas, da Formação à equipa principal.
Sem menosprezo por José Lima e pelo seu excelente trabalho, creio estarem de novo abertas as portas que podem finalmente conduzir o sonho à realidade.
Após o seu último jogo pelo Belenenses, Rui Jorge afirmou que não se sente tentado pelo futebol profissional e que o seu verdadeiro lugar é na Formação.
O modelo de jogo preferido por Rui Jorge é o losango, tal como o é para Paulo Bento, pelo que da junção dos dois (de quem espero imenso, tal como de Leonel Pontes) é possível mecanizar as equipas de Juniores e principal no mesmo modelo de jogo.
Para quem acompanha o futebol e conhece Rui Jorge, tal como aconteceu com Paulo Bento, também ele já prometia imenso como futuro treinador, sendo também claro para todos algum desencanto com o futebol profissional. Na verdade, o seu destino era mesmo a Formação, até pela forma como acolhia e aconselhava os jovens que treinavam com a equipa senior do Sporting, ou a forma como incentivava e estimulava os jovens seus colegas de equipa.
Da candidatura de Paulo Pereira Cristóvão já sabemos que não conta com Paulo Bento e, Paulo Bento com ele não alinha, o que não se estranha quando se é tratado como um mero funcionário, ficando nós sem saber se Manuel Fernandes, Carlos Xavier e Mário Jorge iriam ser coisa diferente de funcionários.
Aliás, dessa candidatura fiquei esclarecido após um episódio sobre uma pergunta que lhe fiz e que decidiram publicar no site da candidatura, sob o título "Uma Sessão Esclarecedora". O resto fica para mais tarde.
Resta pois a candidatura de José Eduardo Bettencourt. Tendo em conta a política desportiva já enunciada e a aposta no treinador Paulo Bento, fará todo o sentido apostar também em Rui Jorge.
Falo de competência e profissionalismo, não falo de sportinguismo, pois para conduzir as minhas equipas quero pessoas competentes e profissionais, não é condição que sejam sportinguistas. Se puderem ser, melhor, mas se há gente mais competente e profissional, a cor da sua opção não me incomoda. Eu quero é o melhor para o Sporting.
Convido pois José Eduardo Bettencourt e a sua equipa a pensar nesta opção, antes que seja tarde e outros vejam em Rui Jorge aquilo que há muito se antevia.
Daqui a uns tempos se saberá se tive razão ou não neste meu post.
Saudações leoninas

Sem comentários: